fbpx Skip to main content

Acontece este mês, 19/04, às 19h30,  a Webinar – Dia da Língua Chinesa da ONU  “Minha história com a China”, organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp e o Consulado Geral da China em São Paulo. A proposta é um Bate-papo com pessoas que fizeram do estudo da língua chinesa seu projeto de vida. A transmissão acontecerá no canal do YOUTUBE do Instituto Confúcio na Unesp.

 

Mediado: Prof. Dr. Luís Antonio Paulino – Diretor do Instituto Confúcio na Unesp

Participação especial dos diplomatas chineses: Liu Gai (Gabriel) e Wang Tian Jiao (Isabel)

Participantes:

Carlos Ribeiro:
Graduado em Letras com habilitação em chinês pela USP. Já integrou o time da China Central Television Latin America e hoje se dedica ao ensino de chinês no IC da Unesp.

Taiame Souza:
Graduada em Relações Internacionais pela UNESP-Marília, especialista em gestão de projetos internacionais pela FGV, internacionalização de empresas e atração de investimentos estrangeiros. Desde 2019, atua na gestão e coordenação das atividades dos quatro escritórios internacionais da InvestSP no Brasil, atendendo principalmente o mercado chinês.

Diego Amorim Xavier:
Graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestrado em Sociologia na Zhejiang University – China. Atualmente é Doutorando em Ciências Sociais da Unicamp em Relações China-Brasil e é Membro do Grupo de Estudos dos Países BRICS (Gebrics-USP). Áreas de interesse: BRICS, modernização chinesa, investimentos chineses no Brasil e sociologia comparativa.

Amilton Reis:
Editor da revista Instituto Confúcio, é graduado em Linguística, mestre em Filologia e doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como especialista estrangeiro na Rádio Internacional da China e na Agência de Notícias Xinhua em Pequim. É autor das primeiras traduções diretas de Mo Yan (ganhador do Nobel de Literatura) publicadas no Brasil. Atualmente pesquisa e traduz a obra de Shen Congwen, um dos principais escritores chineses da primeira metade do século XX.

Verena Veludo:
Professora do Instituto Confúcio na Unesp, mestranda em Línguas Estrangeiras e Tradução na USP e mestre no ensino de chinês pela Universidade de Hubei.