fbpx Skip to main content

Um Convite à Prosperidade: O Ano Novo Chinês do Dragão de Madeira

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, marca o início do ano no calendário lunar chinês. Em 2024, teve início em 10 de fevereiro e terminará em 28 de janeiro de 2025. No zodíaco chinês, cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco e a um dos cinco elementos. 2024 dá as boas-vindas ao Ano do Dragão de Madeira 甲辰龙年 Jiǎchén Lóngnián, uma combinação única e auspiciosa que acontece a cada 60 anos.

O Dragão 龙 lóng, um animal venerado na cultura chinesa, é a única criatura mítica no zodíaco chinês, simbolizando poder, força e boa sorte e sucesso. Se você nasceu nos anos do Dragão (1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012 e 2024), este é o seu 本命年 běnmíngnián, o seu ano no horóscopo chinês. As pessoas nascidas compartilham estas qualidades e se beneficiarão da energia do Dragão de Madeira.

A Madeira 木 mù, como um dos cinco elementos, está associada ao crescimento, à flexibilidade e à criatividade. A combinação de Madeira com a energia inerente do Dragão sugere um ano de oportunidades florescentes, inovação e potencial para transformação positiva. Há também uma energia Yang 阳 Yáng associada a este ano que trará positividade, entusiasmo e assertividade. Será um período de muito crescimento e aventura. Isso incentiva as pessoas a serem mais adaptáveis e a terem a mente aberta, promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

O Ano Novo Chinês é um período de celebrações alegres, reuniões familiares e partilha de costumes tradicionais. As pessoas limpam suas casas para afastar a má sorte e abrir caminho para a boa fortuna, enfeitam com elementos decorativos nas cores vermelha e dourada para simbolizar prosperidade e riqueza, e participam de atividades festivas com apresentações das danças do dragão e do leão, 舞龙舞狮 wǔlóng wǔshī. O feriado também é marcado pela entrega de envelopes vermelhos 红包 hóngbāo contendo dinheiro como gesto de boa vontade e bênçãos.

À medida que o Ano do Dragão de Madeira Yang avança, ele traz consigo a promessa de novos começos, oportunidades de crescimento pessoal e profissional, e o potencial para mudanças positivas. É um momento para abraçar a energia poderosa do Dragão, as qualidades nutridoras da Madeira e o espírito festivo do Ano Novo Chinês, e nos unirmos para dar as boas-vindas às bênçãos e possibilidades que o ano reserva.

O Instituto Confúcio na Unesp deseja a todos Feliz Ano Novo Chinês! Boa sorte no Ano do Dragão, que seus desejos se realizem no Ano do Dragão de Madeira!
新年快乐!龙年大吉,甲辰如意!Xīnnián kuàilè! Lóng nián dàjí, jiǎ chén rúyì!