fbpx

Sucesso editorial, Tooth Preparations: Science & Art tem autoria de Clovis Pagani,
docente da Unesp

Obra referência em Odontologia no segmento de clínica em reabilitação, que enfatiza os procedimentos operatórios necessários às adequadas função, estética e prevenção, Tooth Preparations: Science & Art foi lançada em mandarim, neste ano de 2021. “Trata-se de uma tradução inédita para tal idioma a partir de uma edição original em português,” esclarece o autor Clovis Pagani, professor do Departamento de Odontologia Restauradora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da Unesp, de São José dos Campos.

Tooth Preparations: Science & Art vem se revelando um sucesso editorial da Quintessence Publishing, uma editora com distribuição em diversos países. Ela é responsável pelas traduções, em 2017, para o inglês, alemão e polonês e, em 2018, para o italiano. O lançamento em português ocorreu em 2014, pela Napoleão Editora, representante da Quintessence no Brasil. Pagani ressalta que a obra foi adotada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de New York, entre outras instituições, situação reveladora da qualidade do trabalho.

Totalmente ilustrada com imagens em terceira dimensão, fato que a distingue de outras publicações, Tooth Preparations: Science & Art apresenta, em oito capítulos, os principais conteúdos da teoria e da prática. A primeira parte aborda o passo a passo da introdução à restauração indireta. A segunda trata, de forma didática, do planejamento para a restauração. A terceira, ilustra detalhadamente os princípios e a arte de fazer os preparos dentários para que o reparo possa ocorrer. “Procurei mostrar que os avanços tecnológicos alcançados pela odontologia exigem ainda mais atenção aos detalhes e etapas do processo de restauração,” assinala.

Nos capítulos quatro e cinco são apresentadas as sequências para a prática das restaurações intra e extracoronárias, respeitando os princípios teóricos. São descritos o roteiro para a indicação de restauro, os tipos, o instrumental manual e rotatório, além dos aspectos finais dos preparos. O sexto capítulo traz conteúdos sobre preparos conservadores indicando, inclusive, os instrumentos adequados para a realização. Esse mesmo preparo é abordado no capítulo seguinte, adaptando-o para situações em que os dentes a serem restaurados estejam em estágio delicado e com tratamentos endodônticos, ou de canal. A última parte do livro apresenta a tecnologia para aplicação da restauração adesiva usinada, considerada a mais avançada em odontologia estética.

Tooth Preparations: Science & Art, tradução do original Preparos Dentários, Ciência e Arte, tem co-autoria do Professor Doutor Eduardo Galera da Silva, do ICT, e de Daniel Maranha da Rocha, Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, câmpus de Lagarto.

Genira Chagas Correia

Jornalista do CEDEM, da Unesp