fbpx Skip to main content

 

O projeto “Ideias chinesas – os clássicos que fizeram a China” é resultado de uma parceria entre Giorgio Sinedino, sinólogo e tradutor, PhD em filosofia chinesa pela Universidade Renmin da China e mestre na mesma disciplina pela Universidade de Pequim, a Rádio China Internacional e a Universidade de Macau que consiste em minicursos gravados sobre autores e obras do período Pré-Qin, o período clássico do pensamento e literatura chineses.

 

 

 

Cada ciclo é composto de palestras breves, elaboradas a partir das fontes primárias em chinês arcaico, com ênfase em história das ideias.  Em seu formato final, “Ideias chinesas” terá representado os principais autores Pré-Qin, de Confúcio a Han Fei, proporcionando ao ouvinte um curso introdutório às letras e cultura do período formativo da China.

 

 

Os primeiros ciclos disponíveis são Confúcio e os Analectos; Laozi e o Dao De Jing; Mêncio e os Discursos; Zhuangzi e o Imortal do Sul da China.  Há mais dois em preparação:  Sunzi e a Arte da Guerra; Qu Yuan e seus poemas mitológicos. O portal é atualizado com novos materiais quinzenalmente.

 

“Ideias chinesas” já está disponível na página da RCI. Acesse o link agora mesmo e comece ouvir: http://portuguese.cri.cn/zt/cultura/index.html.