fbpx Skip to main content

O Festival Barco de Dragão está chegando. Vem comemorar conosco! No dia 3 de junho vamos ensinar a fazer bolinhos zòngzi 粽子 para celebrar essa data como manda a tradição.

 

O que é?

Celebrado no dia 5 do 5º mês lunar, o Festival Barco de Dragão – ou Duānwǔ jié 端午节 – é uma das festividades mais importantes da China. A data é tradicionalmente comemorada com competições de remo (as corridas de barcos-dragão) e bolinhos de arroz glutinoso.

 

Como começou?

Diz a lenda que tudo começou com Qu Yuan, um poeta que viveu no antigo reino de Chu por volta do ano 300 a.C. Injustamente acusado de traição, Qu Yuan foi exilado e se jogou no Rio Miluo quando soube que sua terra natal havia sido tomada pelo exército inimigo. Era o dia 5 do 5º mês lunar.

 

Por que barco de dragão?

As corridas de barcos-dragão são uma forma lúdica de relembrar a tentativa de resgatar o poeta das águas. Preocupados, os ribeirinhos jogavam bolinhos de arroz no rio para evitar que os peixes comessem o herói. Daí vem o costume de celebrar a data com zòngzi 粽子, o bolinho de arroz glutinoso embrulhado em folhas de bambu num formato que lembra uma pirâmide.

 

Marque na agenda!

No dia 3 de junho, às 19h, no nosso canal do YouTube, os professores do Instituto Confúcio vão ensinar a fazer dois tipos de zòngzi: de arroz e de papel.

 

Para acompanhar os professores Carlos Ribeiro, He Dan e Lai Yiyuan nessa empreitada, aqui vai a lista de ingredientes e as dicas de onde encontrá-los:

 

  1. Zòngzi de Arroz:

 

https://www.daiso.com.br/produto/doce-de-feijao-japones-neri-yokan-150g/4950389?gclid=Cj0KCQjw-JyUBhCuARIsANUqQ_IMyiXlZXLIuB3ve9zPOMCTKRFb4pTTZxwVDFP54npkI57I2ggKeG8aAuYOEALw_wcB

 

Ou outros recheios como linguiça, carnes, chocolate, queijo, amendoim, etc

  1. Zòngzi de Papel:

 

  • Algodão
  • Perfume
  • Papel A4 colorido 75g
  • Tesoura/ estilete
  • Cordão vermelho
  • Pedaço de papelão 10×10
  • Lápis
  • Régua

 

 

 

Esperamos que vocês gostem!

Feliz Duanwu Jie!