fbpx Skip to main content
Instituto Confúcio na Unesp

FAQ sobre as turmas especiais destinadas à comunidade Unesp

By junho 25, 2021fevereiro 20th, 2022No Comments

O Instituto Confúcio na Unesp informa que no dia 21/02/2022 estarão abertas as inscrições para o  curso a distância de língua chinesa para as turmas exclusivas para alunos, professores e servidores da Unesp. As aulas ocorrem uma ou duas vezes por semana com uma hora e meia ou três horas de duração, respectivamente. As aulas são ministradas a distância, a partir do Brasil ou da China, dependendo da localização do professor. Para as aulas oferecidas a partir do Brasil é utilizada a plataforma Google Meet e para as aulas dadas a partir da China é utilizada a plataforma Zoom.

Para o segundo semestre de 2021 serão oferecidas 900 vagas, sendo 350 para o módulo inicial (Básico 1) e as restantes para os módulos subsequentes, divididas em turmas de, no máximo, 25 alunos.

As aulas terão início a partir de 11 de março de 2021.

Alunos, professores e servidores matriculados nessas turmas estão isentos de taxas de curso e material didático. O preenchimento das vagas se dará pela ordem de inscrição (dentro da turma escolhida). Esgotadas as vagas na turma escolhida, o aluno poderá entrar em lista de espera para o caso de eventuais desistências até a segunda semana do curso.

 

Consulte o nosso FAQ para saber mais.


FAQ


Como eu faço para me matricular nas turmas exclusivas para alunos, professores e funcionários da Unesp?

As matrículas e rematrículas para as turmas do 1º semestre de 2022 serão abertas a partir do dia 21/02/2022, às 10h. As vagas para o Básico 1 costumam se esgotar rapidamente. Quando as vagas se esgotarem, abriremos uma lista de espera.

Após abertas as inscrições, o candidato deverá acessar o site www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp, escolher a sua turma e fazer a sua matrícula. A matrícula será efetivada após a verificação dos documentos e a checagem da ordem de inscrição. Caso seja constatada alguma irregularidade, a matricula será cancelada. Caso tudo esteja correto com a documentação e informações fornecidas, o aluno receberá um e-mail antes do começo das aulas com maiores informações.

Quem pode se inscrever nas turmas exclusivas do Curso de Língua Chinesa a partir do Básico 3?

As turmas do Básico 3 até o Avançado 2 do Curso de Língua Chinesa são dedicadas aos alunos do Instituto Confúcio na Unesp que concluíram o módulo imediatamente anterior também em uma turma exclusiva.

Se você fez parte de uma dessas turmas, você deve se matricular em um dos módulos (a partir do Básico 3) ofertados na página https://www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp/.

Caso você não tenha cursado o módulo Básico 1, mas já possua conhecimento de língua chinesa e queira ingressar em um módulo mais avançado é necessário fazer um teste de nivelamento e  comprovar vínculo ativo com a Unesp.  Nesse caso, procure a Secretaria do Instituto Confúcio na Unesp ([email protected]) para agendar o exame.

Importante: se você está indo para o Avançado 3, entre em contato obrigatoriamente com a Secretaria do Instituto Confúcio na Unesp para orientações.

Quem pode se inscrever nas turmas exclusivas do Curso de Língua Chinesa do Básico 2?

As turmas do Básico  2 do Curso de Língua Chinesa são dedicadas aos alunos do Instituto Confúcio na Unesp que concluíram o módulo imediatamente anterior também em uma turma exclusiva.

No caso da alunos oriundos da comunidade Unesp, no formulário de inscrição será solicitado comprovante de vínculo ativo com a Unesp.

Caso você não tenha cursado o módulo Básico 1, mas já possua conhecimento de língua chinesa e queira ingressar em um módulo mais avançado é necessário fazer um teste de nivelamento e  comprovar vínculo ativo com a Unesp.  Nesse caso, procure a Secretaria do Instituto Confúcio na Unesp ([email protected]) para agendar o exame.

Quantas turmas de Básico 1 serão disponibilizadas no segundo semestre de 2021?

São dedicadas 14 turmas de Básico 1 exclusivas às pessoas vinculadas à Unesp. No total são 300 vagas!

Quais são os requisitos para se inscrever nas turmas gratuitas?

  • Ser:
    • Aluno de graduação; ou
    • Aluno especial; ou
    • Aluno de pós-graduação; ou
    • Aluno de um dos Colégios Técnicos da Unesp; ou
    • Aluno de pós-doc (pós-doutorado); ou
    • Docente; ou
    • Funcionário
  • Comprovar vínculo ativo com a universidade.

Como posso comprovar vínculo ativo com a Unesp?

Alunos de graduação, pós-graduação, especiais ou dos Colégios Técnicos devem comprovar vínculo ativo através de declaração, atestado de matrícula ou histórico escolar. O documento deve ser atual e estar dentro do prazo de validade.

Alunos especiais, ou de graduação, ou de pós-graduação devem emitir este documento comprobatório através do Sisgrad ou Sispg. O documento deve conter código de autenticidade e ser atual.

Alunos de pós-doc e dos Colégios técnicos da Unesp devem apresentar comprovante emitido pelo seu respectivo departamento/seção de alunos. O documento deve ser atual, em papel timbrado e estar assinado pelo responsável pelo departamento.

Docentes e funcionários podem utilizar como comprovante de vínculo com a Unesp:

  • Carteira de trabalho (página com o nome e página com o vínculo ativo com a Unesp); ou
  • “Print” de alguma página web de algum dos sistemas Unesp que informe o vínculo (precisa conter o cargo e o nome completo); ou
  • Página da Unesp que informe o vínculo empregatício e o nome completo do candidato (Ex.: página do Portal Docentes, página do departamento do qual faz parte, etc.) ; ou
  • Holerite (precisa conter o cargo e o nome completo do candidato); ou
  • Declaração da chefia (assinada e em papel timbrado – precisa conter o cargo e o nome completo do candidato); ou
  • Outro documento que comprove o vínculo.
    – Obs.: Para inserir esses documentos no formulário de inscrição, sugerimos que eles estejam no formato .pdf.

O Instituto Confúcio na Unesp irá verificar os comprovantes enviados, e caso seja encontrada alguma irregularidade, a matrícula não será efetivada.

Vou precisar comprovar vínculo com a Unesp em todos os semestres?

Sim. Alunos que ingressaram a partir do 2º semestre de 2021 deverão apresentar comprovante de vínculo ativo com a Unesp a cada rematrícula (ou seja, a cada semestre).

Já sou aluno de uma turma gratuita do Curso de Língua Chinesa na Unesp, como devo fazer minha rematrícula?

O aluno que deseja continuar seus estudos e pretende se inscrever nos níveis Básico 2, Básico 3, Intermediário 2, Intermediário 3, Avançado 1, ou Avançado 2 deve:

  • ter sido aprovado no nível imediatamente anterior no Instituto Confúcio na Unesp;
  • ter concluído o nível imediatamente anterior também em turma exclusiva dedicada à Unesp, UFAM ou SECTI Maranhão/UFMA.

Caso o aluno não tenha sido aprovado no módulo cursado no 2º semestre de 2021, poderá inscrever-se novamente para o mesmo módulo, sujeitando-se às mesmas regras para os novos ingressantes.

Em caso de dúvidas, o aluno deverá procurar a secretaria do Instituto Confúcio na Unesp.

Sou aluno/docente/funcionário da Unesp e já possuo conhecimento da Língua Chinesa, posso me matricular em uma turma do Básico 2 até Avançado 2?

Pessoas que já possuem conhecimento da língua chinesa mas que ainda não são alunos do Instituto Confúcio na Unesp, devem:

  • Apresentar vínculo ativo com a Unesp;
  • Agendar o teste de nivelamento com a Secretaria do Instituto Confúcio na Unesp para determinar o módulo a ser matriculado.

Sou aluno/docente/funcionário da Unesp, já fui aluno do Instituto Confúcio e gostaria de voltar a estudar chinês. O que devo fazer?

Pessoas que já foram alunas do Instituto Confúcio na Unesp em anos anteriores a 2020 e estão afastados das aulas devem procurar a secretaria do Instituto Confúcio na Unesp antes de se inscreverem para fazer um teste de nivelamento.

Quanto custa o Curso de Língua Chinesa para as pessoas vinculadas à Unesp?

O curso de Língua Chinesa é gratuito somente nas turmas disponibilizadas no seguinte link: https://www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp/ .

Para a efetivação da matrícula em uma dessas turmas é necessário comprovar o vínculo ativo com a Unesp.

O Curso de língua chinesa é online ou presencial?

Atualmente o curso está sendo ministrado online e as aulas são ao vivo (e não ficam gravadas).

Quantas vagas há por turma?

Cada turma possui, no máximo, 25 vagas.
O número mínimo de alunos para a formação de uma turma é de cinco alunos.

Como o curso é online, o que eu preciso para assistir às aulas?

As plataformas utilizadas são: Google Meet ou Zoom.

Recomendamos os seguintes requisitos técnicos mínimos:

  • Computador/notebook com Windows 7 ou superior, ou MacOS 10.9 ou superior, com webcam, microfone e caixa de som/fones de ouvido; ou
  • Smartphone ou tablet Android 6 ou superior, ou iPadOS 13.0 ou posterior, ou  iPod touch iOS 13.0 ou posterior, ou iPhone iOS 8.0 ou posterior; e
  • Conexão estável de no mínimo 15 Mega (recomendável, mas é possível usar o Google Meet e o Zoom com internet 4G também).

O Zoom funciona nos seguintes sistemas operacionais:

  • macOS X com macOS 10.9 ou posterior
  • Windows 10 (Observação: os dispositivos que executam o Windows 10 devem ter a versão Home, Pro ou Enterprise. O modo S não é compatível.)
  • Windows 8 ou 8.1
  • Windows 7
  • Ubuntu 12.04 ou posterior
  • Mint 17.1 ou posterior
  • Red Hat Enterprise Linux 6.4 ou posterior
  • Oracle Linux 6.4 ou posterior
  • CentOS 6.4 ou posterior
  • Fedora 21 ou posterior
  • OpenSUSE 13.2 ou posterior
  • ArchLinux (64 bits apenas)

Até quando posso me inscrever no Curso de Língua Chinesa na Unesp?

As matrículas estarão abertas a partir do dia 21/02/2022.

Para o Básico 1, as vagas costumam se esgotar rapidamente.

Esgotando-se as vagas em uma determinada turma, será possível preencher a lista de espera para o mesmo semestre.

Havendo vagas remanescentes, o período de inscrição poderá ser prorrogado.

Candidatos que estão na lista de espera poderão ser convocados até a 2ª semana de aula da turma escolhida. É necessário ficar atento a sua caixa de e-mail (incluindo spam). Após a convocação pela lista de espera o aluno possuirá um prazo predeterminado (e informado no e-mail) para entrar em contato com o Instituto Confúcio na Unesp).

As aulas começarão a partir do dia 11 de março de 2022, então é necessário se inscrever antes desta data.

Quais são os passos para a inscrição nas turmas exclusivas para os alunos, professores e funcionários da Unesp?

Os passos para a inscrição são os seguintes:

  • Acessar o site: https://www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp/;
  • Ler este FAQ atentamente para sanar as dúvidas;
  • Providenciar os comprovantes de vínculo;
  • No site https://www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp/, escolher a turma desejada e clicar nela;
  • Preencher o formulário de inscrição;
  • Após o preenchimento do formulário você deverá aguardar o nosso contato por e-mail antes das aulas começarem;
  • Neste e-mail que enviaremos para você haverá o link/código para assistir as aulas (através do Google Meet ou Zoom) e o material didático, bem como maiores informações sobre a sua turma;
  • Fique atento ao seu e-mail, incluindo caixa de spam;
  • Adicionalmente, verifique neste FAQ datas de início e término das aulas da turma que você se inscreveu, o e-mail que você receberá será antes do início das aulas da sua turma.

Se as vagas se esgotarem, o que eu posso fazer?

Esgotando-se as vagas para uma turma específica, será possível inscrever-se na lista de espera.

A lista de espera será válida apenas para o 1º semestre de 2022.

Caso surja  alguma vaga, entraremos em contato até a segunda semana após o início do curso.

Quantas horas de aula terei por semana?

Três horas de aula por semana em um dos seguintes formatos conforme a sua escolha:

  • 1 aula por semana, com duração de 3h.
  • 2 aulas por semana, com duração de 1h30 cada.

Como é organizado o curso?

Além das aulas ao vivo, o aluno deve realizar algumas  tarefas assíncronas (lição de casa), que serão informadas pelo professor. Tais tarefas poderão ser compostas por exercícios sobre a lição aprendida em aula, treino da escrita de caracteres, treino de pronúncia, exercícios de compreensão auditiva, etc.

Quando começam minhas aulas?

As datas previstas para início e término dos cursos podem ser verificadas no site https://www.institutoconfucio.com.br/sou-da-unesp/  ou na tabela a seguir:

TurmaHorárioInício e término
BÁSICO 1 – Segunda – MANHÃ09h às 12h14/03/2022 à 27/06/2022
BÁSICO 1 – Sexta – MANHÃ08h às 11h11/03/2022 à 01/07/2022
BÁSICO 1 – Segunda – MANHÃ08h às 11h14/03/2022 à 27/06/2022
BÁSICO 1 – Quarta – MANHÃ08h às 11h16/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 1 – Segunda e Quarta – TARDE16h às 17h3014/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 1 – Terça e Quinta – NOITE19h às 20h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 1 – Terça – TARDE13h45 às 16h4515/03/2022 à 28/06/2022
BÁSICO 1 – Terça e Quinta – TARDE16h às 17h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 1 – Quarta – NOITE – Turma 0119h às 22h16/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 1 – Quarta – NOITE – Turma 0219h às 22h16/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 1 – Quinta – NOITE19h às 22h17/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 1 – Sábado – MANHÃ – Turma 0109h às 12h12/03/2022 à 02/07/2022
BÁSICO 1 – Sábado – MANHÃ – Turma 0209h às 12h12/03/2022 à 02/07/2022
BÁSICO 1 – Sábado – TARDE14h às 17h12/03/2022 à 02/07/2022
BÁSICO 2 – Segunda e Quarta – MANHÃ08h às 09h3014/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 2 – Segunda e Quarta – NOITE20h às 21h3014/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 2 – Terça e Quinta – MANHÃ08h às 09h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 2 – Terça e Quinta – NOITE20h às 21h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 2 – Sexta – MANHÃ07h às 10h11/03/2022 à 01/07/2022
BÁSICO 2 – Sexta – NOITE19h às 22h11/03/2022 à 01/07/2022
BÁSICO 2 – Sábado – MANHÃ09h às 12h12/03/2022 à 02/07/2022
BÁSICO 2 – Sábado – TARDE14h às 17h12/03/2022 à 02/07/2022
BÁSICO 3 – Segunda e Quarta – MANHÃ08h às 09h3014/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 3 – Segunda e Quarta – NOITE20h às 21h3014/03/2022 à 29/06/2022
BÁSICO 3 – Terça e Quinta – MANHÃ08h às 09h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 3 – Terça e Quinta – NOITE20h às 21h3015/03/2022 à 07/07/2022
BÁSICO 3 – Sexta – MANHÃ07h às 10h11/03/2022 à 01/07/2022
BÁSICO 3 – Sexta – NOITE19h às 22h11/03/2022 à 01/07/2022
INTERMEDIÁRIO 1 – Terça e Quinta – NOITE20h às 21h3015/03/2022 à 07/07/2022
INTERMEDIÁRIO 2 – Segunda e Quarta – MANHÃ08h às 09h3014/03/2022 à 29/06/2022
INTERMEDIÁRIO 2 – Segunda e Quarta – NOITE20h às 21h3014/03/2022 à 29/06/2022
INTERMEDIÁRIO 2 – Terça e Quinta – TARDE16h às 17h3015/03/2022 à 07/07/2022
INTERMEDIÁRIO 3 – Terça e Quinta – NOITE20h às 21h3015/03/2022 à 07/07/2022
INTERMEDIÁRIO 3 – Sexta – NOITE19h às 22h11/03/2022 à 01/07/2022
AVANÇADO 1 – Terça e Quinta – NOITE20h às 21h3015/03/2022 à 07/07/2022
AVANÇADO 2 – Terça – NOITE20h às 23h15/03/2022 à 28/06/2022

Quais são os critérios de aprovação do curso?

Para a aprovação em um módulo do curso de chinês o aluno deverá ter nota final igual ou maior a 6 nas provas orais e escritas  e frequência nas aulas acima de 75%.

Me inscrevi em uma turma, mas gostaria de trocar. Como eu posso fazer isso?

Durante o período de inscrições não faremos trocas de inscrições entre as turmas.

Sou ex-aluno da Unesp. Posso me inscrever em uma turma gratuita?

Não. Ex-alunos da Unesp que desejam ingressar no curso de língua chinesa devem se matricular nas turmas regulares disponíveis no link:

https://www.institutoconfucio.com.br/cursos/.

O Instituto Confúcio na Unesp oferece bolsas de 50% de desconto para ex-alunos da Unesp. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Instituto Confúcio na Unesp antes de efetivar a matrícula.

O e-mail da secretaria do Instituto Confúcio na Unesp é [email protected].

Ainda tenho dúvidas, como posso obter ajuda?

Você pode pedir ajuda para a secretaria do Instituto Confúcio na Unesp através do e-mail [email protected].

Informamos que durante o período de matrículas e rematrículas há um elevado fluxo de e-mails para a secretaria, mas todos serão respondidos tão logo seja possível e em ordem de chegada.

Sou aluno da UFMA, UFAM, SECTI/Maranhão, Casarão Tech ou conveniado a uma Prefeitura e estão solicitando a declaração/atestado de matrícula. O que eu devo fazer?

Faça uma carta de próprio punho informando que você já estudou no semestre passado nas turmas exclusivas “sou da Unesp” e que leu este FAQ e concorda com o termo de aceite. No final coloque a data, assine o documento, tire uma foto dele, salve/converta em pdf e anexe este documento no portal de inscrição.