fbpx Skip to main content

 

Concurso Internacional de Vídeos: Momentos do Instituto Confúcio 2024

A chamada para o concurso internacional de vídeos já começou!

 

Prazo de submissão: 15 de abril de 2024 a 25 de julho de 2024

 

Apresentação do Concurso

 

O quarto Concurso Internacional de Vídeos: Momentos do Instituto Confúcio de 2024 está começando novamente. Convidamos todos os amantes da língua chinesa e a comunidade do Instituto Confúcio para registrar em um vídeo curto seus momentos inesquecíveis no Instituto Confúcio e na sua jornada de aprendizado da língua chinesa, compartilhando histórias em que a língua chinesa nos conecta, e une diferentes culturas. Em 2024, nós convidamos o mundo todo a continuar criando e partilhando histórias em chinês para registrar a excelência do Instituto Confúcio na câmera. Neste ano, inovamos ainda mais as definições das categorias, otimizamos os canais de submissão e ajustamos os nomes dos prêmios, e vamos fornecer orientação profissional durante todo o processo. Participe!

 

1ª categoria: Olá, Instituto Confúcio!

Registre com a sua câmera seus momentos no Instituto Confúcio e transmita o poder da interação linguística e da integração cultural. Você pode registrar sua história e mostrar seu êxito nos estudos com o Instituto Confúcio; compartilhar a promoção de intercâmbios e interações entre a cultura chinesa e a cultura local no Instituto Confúcio, incluindo, mas não se limitando a festividades, costumes, produtos, marcas, esportes, moda, novas mídias, cinema e TV, patrimônio cultural imaterial etc. Convidamos diretores, professores, voluntários e estudantes para apresentar as histórias do Instituto Confúcio (e da Sala de Aula Confúcio) de diferentes perspectivas, e abordar a construção e o desenvolvimento do Instituto Confúcio, as realizações da instituição, situações de sala de aula etc.

 

2ª categoria: Descobrindo a Língua Chinesa no Mundo

Através da ponte linguística, pessoas de diferentes regiões e culturas podem se comunicar e aprender umas com as outras. Você pode mostrar seu estilo de aprendizagem de chinês e compartilhar suas histórias de compreensão, aprendizado ou divulgação da língua e cultura chinesa. Mostrar os seus resultados no aprendizado do chinês, compartilhar como o chinês mudou sua vida, e apresentar os costumes do seu país em chinês.

 

3ª categoria: Comendo comida chinesa

A cultura gastronômica chinesa tem uma longa e profunda história. Cada prato é como uma requintada obra de arte, contendo uma rica sabedoria de vida e transmitindo as emoções mais autênticas do povo chinês. Você pode compartilhar a “as cores e os aromas” da comida chinesa; compartilhar a etiqueta à mesa e apresentar a cultura alimentar, desde os pratos e bebidas, as decorações e acessórios, até o cuidado humano, os aspectos culturais etc., para mostrar a extensa variedade da cultura alimentar chinesa.

 

Instituição Organizadora

 

Organização: Chinese International Education Foundatin (CIEF)

 

Apoio: China Education Publishing and Media Group Ltd.

 

Plataformas de Mídia

 

CCTV.com, China Daily, China News Service, Toutiao e outras mídias tradicionais bem conhecidas, o Portal Global do Instituto Confúcio e plataformas de mídia social, e a revista do Instituto Confúcio etc.

 

Os vídeo serão exibidos no Youtube, TikTok, Facebook, Bilibili, TikTok e outras plataformas.

 

Premiação

 

 

 

 

(i) Classificação nas três categorias:

Grande Prêmio: 3 vídeos (certificado, troféu e prêmio em dinheiro de RMB 10.000)

Primeiro prêmio: 15 vídeos (certificado, troféu e prêmio em dinheiro de RMB 6.000)

Segundo prêmio: 30 vídeos (certificado, troféu e prêmio em dinheiro de RMB 4.000)

Terceiro prêmio: 100 vídeos (certificado, troféu)

 

Cerca de dez “Talentos do Instituto Confúcio” serão selecionados entre os criadores premiados para entrega de certificados e troféus, além de receberem treinamento especializado.

Observação: todos os prêmios estão isentos de impostos, e os certificados de premiação e bônus serão emitidos pelo organizador por meio das unidades a que pertencem os participantes.

 

Orientações do concurso

 

(1) Escopo de participação

Este concurso está aberto aos Institutos Confúcio (Salas de Aula Instituto Confúcio), instituições educacionais, de intercâmbio cultural, de mídia e de comunicação chinesas e estrangeiras em todo o mundo. As inscrições devem atender a uma das seguintes condições:

O criador do trabalho deve ser um professor, estudante, funcionário, ex-aluno do Instituto Confúcio (Sala de Aula Instituto Confúcio) ou colegas envolvidos em trabalhos relacionados ao Instituto Confúcio (Sala de Aula Instituto Confúcio).

O conteúdo do vídeo deve estar relacionado aos Institutos Confúcio (salas de aula).

 

(2) Requisitos de submissão dos vídeos

 

Não há limitação quanto ao conteúdo e forma dos vídeos, e as criações inovadoras são incentivadas. Os vídeos podem ser produzidos no formato de documentário, talk show, entrevista, vlog ou qualquer outro formato. Serão aceitos vídeos profissionais ou feitos com telefone celular, devendo ter duração de até 10 minutos.

 

Não há limitação quanto ao idioma usado nos vídeos. Porém, pelo menos um dos idiomas da dublagem ou da legenda deve ser chinês, e recomenda-se legendas bilíngues.

 

Certifique-se de que seu vídeo tenha uma imagem nítida e que seja filmado em tela horizontal. O formato do vídeo deve ser MP4 ou MOV, a proporção da tela deve ser WideScreen 16:9, a resolução recomendada deve ser de 1280*720 ou superior, sendo preferível 1920×1080 pixels, e a taxa de quadros de vídeo deve ser de 25 quadros ou superior. Não devem ser adicionados marcadores de canto ou logotipos.

 

Os vídeos devem ser criações originais para este concurso. Não é permitida a submissão de vídeos criados para outros concursos. O vídeo submetido não deve infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros, nem deve ter sido previamente publicado em jornais, revistas, sites, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação. Os vídeos não devem envolver quaisquer elementos de violência, pornografia, discriminação racial etc.

 

Forma de envio: faça o upload do vídeo via wetransfer ou google drive e envie o link para o endereço de e-mail da pessoa de contato abaixo.

 

Observação: O prazo final para o envio de submissões é 25 de julho de 2024.

 

(4) Outros assuntos

 

Ao participar no concurso, considera-se que os participantes cedem voluntariamente os direitos autorais de seus trabalhos ao Organizador e permitem que o Organizador os sublicenciem, incluindo, mas não se limitando aos seguintes direitos: (1) direito de reprodução; (2) direito de compilação (parte ou todo o vídeo); (3) direito de tradução; (4) direito de reprodução de versão impressa e eletrônica; (5) direito de transmissão em rede; e (6) direito de distribuição.

 

  1. Os participantes garantem que não há qualquer disputa sobre o direito de autoria dos vídeos submetidos. Em caso de disputas sobre o direito de autoria, todas as responsabilidades serão assumidas pelo próprio participante.

 

  1. Caso algum trabalho seja considerado suspeito de plágio ou roubo de direitos autorais etc., o participante será desqualificado do concurso, o prêmio será cancelado e o participante será responsabilizado por todas as responsabilidades legais relacionadas.

 

  1. A Chinese International Education Foundatin (CIEF) tem o direito absoluto de interpretação deste concurso.

 

 

 

Contato: Ye Dan, Wang Lina

E-mail:

ye.dan@unesp.br

lina.wang@unesp.br