fbpx Skip to main content

 

 

Está lançada a Seleção Global de Vídeos Curtos CI Moments 2022. Convidamos os membros da comunidade global dos Institutos Confúcio a participar enviando vídeos curtos sobre seus melhores momentos relacionados ao Instituto Confúcio e à língua chinesa. Acreditamos que todos têm ótimas histórias para contar sobre o papel da língua chinesa na promoção do intercâmbio e da comunicação intercultural.  Em 2022, queremos que pessoas do mundo todo mostrem diante da câmera a força dessas experiências.

 

    1. Organização

OrganizadorFundação para o Ensino Internacional da Língua Chinesa (CIEF)

ApoioChina Education Publishing Media Group

PlataformasCCTV, China Daily, CNS e outros grupos da grande mídia. Portal global (www.ci.cn), mídias sociais e revista do Instituto Confúcio.

O evento será transmitido simultaneamente em plataformas como YouTube, TikTok, Facebook e Bilibili.

 

   2.  Seções temáticas

(1) Instituto Confúcio

Esta seção busca vídeos que mostrem, de maneira criativa, histórias e cenas do Instituto Confúcio (ou Sala de Aula Confúcio) sob perspectivas diversas, incluindo, mas não se limitando a: melhores momentos de professores, alunos, funcionários e ex-alunos; construção e desenvolvimento da instituição; conquistas institucionais; ambiente interno; cenas em sala de aula; destaques no Chinese Corner; contribuições para a comunidade local e assim por diante.

 

(2) Língua Chinesa

Esta seção busca vídeos que compartilhem o encanto e as histórias da língua chinesa, incluindo, mas não se limitando a: métodos de ensino, dicas de estudo, histórias interessantes sobre o aprendizado do idioma e o crescimento pessoal, semelhanças e diferenças (em pronúncia, usos etc.) entre o chinês e a língua local, cenas de uso da língua chinesa em sua cidade etc.

 

(3) Panorama Cultural

Esta seção busca vídeos que mostrem a riqueza cultural do mundo. No vídeo, os criadores podem apresentar tanto a cultura chinesa, como a cultura do seu país, região ou cidade. Também são bem-vindos temas como as semelhanças e diferenças entre as culturas chinesa e local e o intercâmbio cultural sob perspectivas diversas, incluindo festivais, costumes, alimentação, produtos, edifícios, marcas, esportes, moda, novas mídias, cinema e televisão e patrimônio imaterial.  São especialmente recomendados os temas “Porta-voz da minha cidade” e  “Elementos chineses ao meu redor”.

 

 3. Premiação

 

Serão atribuídos os seguintes prêmios para cada uma das três seções:

 

Grande Prêmio: 3 ganhadores (certificado e RMB 10.000)

 

Primeiro prêmio: 6 ganhadores (certificado e RMB 5.000)

 

Segundo prêmio: 10 ganhadores (certificado e RMB 3.000)

 

Terceiro prêmio: 21 ganhadores (certificado e RMB 2.000)

 

Menção honrosa60 ganhadores (certificado)

  • Serão selecionados 12 vídeos favoritos do público por meio de votação pública, cada um deles receberá um certificado.
  • Serão selecionadas 35 instituições de destaque com base na quantidade e na qualidade dos vídeos enviados, cada uma delas receberá um certificado.
  • Serão selecionados “Mestres do Instituto Confúcio” entre os criadores dos vídeos premiados. Cada um deles ganhará um certificado honorário e um curso temático, além de uma página de destaque em plataformas como o portal global do Instituto Confúcio (www.ci.cn).

Os certificados de premiação e os prêmios em dinheiro serão enviados pelos organizadores à unidade do Instituto Confúcio (ou Sala de Aula) ao qual o autor é afiliado.

 

 4. Guia de participação

Quem pode participar

Membros da comunidade global do Instituto Confúcio: professores, alunos, funcionários e ex-alunos.

 

 5. Cronograma

  1. Inscrição

–  8 de abril a 8 de julho de 2022

2. Avaliação inicial

– Julho

3. Revisão e divulgação dos vídeos pré-selecionados

– Julho e Agosto

4. Votação pública

–   Agosto

5. Avaliação final

– Agosto

6. Cerimônia de premiação

–  Setembro

 

 6.  Requisitos de inscrição

  1. Os participantes devem inscrever-se por meio de sua unidade do Instituto Confúcio (ou Sala de Aula). Não há limite para o número de vídeos enviados por instituição.

 

  1. A fim de incentivar a inovação, não há restrições ao formato dos vídeos. Serão aceitos vídeos filmados com câmeras profissionais ou celulares, apresentados como documentário, talk show, entrevista, vlog ou outros formatos criativos, com duração de 1 a 5 minutos.

 

  1. Não há restrições quanto aos idiomas usados nos vídeos contanto que pelo menos um dos idiomas usados ​​na narração ou nas legendas seja o chinês. Recomenda-se o uso de legendas de plug-in.

 

  1. Os vídeos enviados devem ser originais e ter imagem nítida, tema relevante e estrutura completa, além de senso de narrativa e criatividade. Deve incluir também conteúdo objetivo e verdadeiro, iniciativas proativas e positivas e uso correto da logomarca do Instituto Confúcio, se for o caso.

 

  1. Nenhum dos vídeos inscritos neste evento deve infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros, nem ter sido publicados em jornais, revistas, sites, redes sociais ou outras plataformas. Também não devem envolver conteúdo ilegal como violência, pornografia ou discriminação racial.

 

  1. A resolução ideal é 1280*720 ou superior, e os formatos recomendados são MP4 ou MOV.

 

  1. Todas as informações necessárias para a inscrição do vídeo devem ser preenchidas corretamente.

 

 7. Canal de envio

O canal para envio dos vídeos será anunciado entre maio e junho. Acompanhe as notificações no portal global do Instituto Confúcio (www.ci.cn) e na conta oficial WeChat.

  8. Outras disposições

  1. Ao inscrever-se no evento, o participante cede voluntariamente os direitos autorais da obra aos organizadores e permite a estes conduzir a delegação de autoridade, incluindo, mas não se limitando aos seguintes direitos:
  2. a) Direitos de reprodução;
  3. b) Direitos de adaptação (parte ou todo o conteúdo do vídeo);
  4. c) Direitos de tradução;
  5. d) Direitos de reprodução das versões impressa e eletrônica;
  6. e) Direito de divulgação em rede;
  7. f) Direitos de distribuição;

8. Os participantes devem assegurar que o direito autoral do trabalho inscrito não seja objeto de contestação. Em caso de disputa sobre direitos autorais, todas as responsabilidades recaem sobre             o participante;

9. Em caso de plágio, apropriação indevida de direitos autorais ou outro ato ilegal, o participante será desclassificado e estará sujeito às penalidades legais cabíveis, além de ter seu prêmio                           revogado;

10. Os participantes devem observar as medidas de proteção contra a COVID-19;

11. A Fundação para o Ensino Internacional da Língua Chinesa (CIEF) reserva-se o direito de interpretação final das cláusulas deste evento.

 

Atribuições de imagens: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/calendario’>Calendário vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a>
<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fita’>Fita vetor criado por macrovector – br.freepik.com</a>