fbpx Skip to main content

 

Compartilhe sua experiência em chinês!

 

Prazo de submissão: 4 de agosto de 2023

 

  1. Apresentação do Concurso

 

Convidamos todos os amantes da língua chinesa e a comunidade do Instituto Confúcio para registrar em um vídeo curto seus momentos inesquecíveis no Instituto Confúcio e sua jornada de aprendizado da língua chinesa. Você poderá compartilhar histórias maravilhosas e construir a ponte entre a cultura chinesa e a brasileira.

 

1.1 Tema 1: Minha história com o Instituto Confúcio

Conte sua história e compartilhe seus momentos no Instituto Confúcio. Diretores, professores e alunos podem participar apresentando o estabelecimento e o desenvolvimento do Instituto Confúcio, as conquistas no ensino de língua e cultura chinesa, os momentos em sala de aula, com registros interessantes e dicas de aprendizado.

 

1.2 Tema 2: Interações culturais na minha câmera

Compartilhe registros de atividades de intercâmbio cultural e aprendizado mútuo, mostrando como aprendeu, compreendeu ou difundiu a cultura chinesa, e as trocas entre a cultura chinesa e a cultura brasileira. Explore questões multiculturais, como festividades, costumes, gastronomia, produtos locais, marcas, esportes, moda, novas mídias, audiovisual e patrimônio cultural imaterial por meio da “harmonia na diversidade”.

 

1.3 Tema 3: Minha jornada em 2023

Registre sua jornada em lugares únicos e as características culturais de diferentes cidades, vilas e ruas. Apresente a beleza na forma de imagens e interprete símbolos culturais por meio da linguagem. O tempo voa e não volta mais, mas as imagens ficarão para sempre.

 

  1. Prêmios

2.1 Premiação para os temas 1 e 2

Grande Prêmio: 2 vídeos (certificado, troféu e RMB 10.000)

Primeiro prêmio: 8 vídeos (certificado, troféu e RMB 6.000)

Segundo prêmio: 10 vídeos (certificado, troféu e RMB 5.000)

Terceiro Prêmio: 20 vídeos (certificados, troféus e RMB 3.000)

 

2.2 Premiação para o tema 3

Prêmio de Melhor Vídeo: 1 vídeo (certificado, troféu e RMB 10.000)

Prêmio de Melhor Cenário: 5 vídeos (certificado, troféu e RMB 5.000)

Prêmio de Maior Criatividade: 5 vídeos (certificado, troféu e RMB 5.000)

 

2.3 Serão também selecionados 50 vídeos para o Prêmio de Excelência, aos quais serão entregues certificados e troféus de premiação.

 

2.4 Serão selecionados os 10 vídeos mais populares de acordo com o resultado da votação do público, aos quais também serão entregues certificados e troféus de premiação.

 

2.5 De acordo com a quantidade e qualidade das contribuições enviadas pelas unidades participantes, ainda serão selecionados 35 vídeos para o Prêmio de Excelência, com entrega de certificados e troféus.

 

2.6 Dentre os vídeos premiados serão selecionados os “Especialistas do Instituto Confúcio”, que receberão certificados honorários, treinamento especial, e para os quais será criada uma coluna especial no Portal Internacional do Instituto Confúcio.

 

Nota: Todos os prêmios em dinheiro são valores sem desconto de impostos, e os certificados de premiação e bônus serão emitidos pelo organizador por meio das unidades a que pertencem os participantes.

 

  1. Requisitos de submissão dos vídeos

3.1 Todos os trabalhos devem ser enviados ao Instituto Confúcio, sala do Instituto Confúcio ou instituição de ensino de chinês ou língua estrangeira, intercâmbio cultural ou divulgação de mídia como unidade organizadora. Não há limite para o número de vídeos permitidos para inscrição por cada unidade organizadora.

 

(1) Os interessados devem enviar o vídeo para o E-mail: y.gong@unesp.br . Informar o nome da instituição – tema – título do vídeo, nome e sobrenome, turma e professor, nível de chinês e contato de whatsapp. Caso submeta vídeos diferentes, comprima os arquivos e compacte-os individualmente para não correr o risco de não conseguir enviar.

(2) Não há limitação quanto ao conteúdo e forma das obras, e as criações inovadoras são incentivadas. Os vídeos podem ser produzidos no formato de documentário curto, talk show, entrevista, vlog ou qualquer outro formato. Serão aceitos vídeos profissionais ou com telefone celular, devendo ter duração de 1 a 10 minutos.

 

(3) Não há limitação quanto ao idioma usado nos vídeos. Porém, pelo menos um dos idiomas da dublagem ou legenda deve ser chinês, e legendas externas são recomendadas.

 

(4) Os vídeos devem ter enquadramentos claros, temas destacados, estruturas completas, obedecer aos princípios da narrativa e prezar pela criatividade. O conteúdo deve ser objetivo e realista para criar uma atmosfera positiva. O logo do Instituto Confúcio deve ser usado de maneira apropriada (se houver).

 

(5) Os vídeos devem ser criações originais para este concurso. Não é permitida a submissão de vídeos criados para outros concursos. O vídeo submetido não deve infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros, nem deve ser previamente publicado em jornais, revistas, sites, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação. As obras não devem envolver quaisquer elementos de violência, pornografia, discriminação racial etc.

 

(6) O formato MP4 ou MOV com resolução de 1280*720 ou superior é recomendado.