fbpx Skip to main content

Em 20 de abril comemoramos o “Dia Internacional da Língua Chinesa”. Instituída pela Organização das Nações Unidas há 13 anos, a festividade coincide com a “Chuva de Grãos”, data do calendário tradicional chinês em que se relembra Cangjie, o lendário criador dos ideogramas.

1.  Tema

Aprendendo chinês para construir um futuro de sucesso

 

 

2.  Público-alvo

Brasileiros amantes da língua chinesa

3. Requisitos

O concurso tem duas modalidades: Redação e Caligrafia. Os participantes podem optar por concorrer em apenas uma modalidade ou em ambas. Os trabalhos devem ser originais, não publicados em outros livros, jornais, revistas, sites ou plataformas de mídia, nem submetidos a concursos semelhantes.

(1) Redação

  1. Os participantes devem descrever, em chinês, o que os motivou a estudar o idioma e como é seu processo de aprendizagem. É essencial elaborar ideias próprias e ater-se ao tema.
  2. O estilo de redação é livre. O tamanho mínimo do texto é de 500 caracteres chineses. O trabalho deve ser enviado através deste link, preenchendo também todos os campos do formulário.

(2) Caligrafia

  1. Os participantes devem copiar um poema chinês antigo usando pincel ou caneta. Os trabalhos devem ser escritos à mão, na ordem correta dos traços e layout razoável.
  2. Deverão ser apresentadas duas fotos: uma da caligrafia e outra do participante segurando seu trabalho caligráfico. As imagens, com no mínimo 1M e em formato JPG, devem ser enviadas através através deste link, preenchendo também todos os campos do formulário.

 

4. Procedimento

(1) Prazo de envio: 13 de maio de 2022

(2) Seleção:

  1. Um júri reunido pelo Instituto Confúcio na Unesp avaliará os trabalhos entre 14 e 17 de maio.
  2. No dia 18 de maio, o resultado final da competição e os trabalhos premiados serão divulgados no site oficial do Instituto Confúcio na Unesp, no Facebook e nas demais plataformas de mídia.

 

 

5. Premiação

(1) Na modalidade Redação haverá 1 vencedor do Primeiro Prêmio, 2 vencedores do Segundo Prêmio, 5 vencedores do Terceiro Prêmio e vários ganhadores de Menção Honrosa. Serão emitidos certificados para todos os premiados. Os prêmios são: Speaker Xiaomi; Ear phone Xiaomi Mi Comfort TDSER02JY; Kit powerbank e flashdisk  e vários prêmios exclusivos comemorativos das Olimpíadas de Inverno de Pequim. (não serão concedidos prêmios para Menção Honrosa).

(2) Na modalidade Caligrafia haverá 1 vencedor do Primeiro Prêmio, 2 vencedores do Segundo Prêmio, 5 vencedores do Terceiro Prêmio e vários ganhadores de Menção Honrosa. Serão emitidos certificados para todos os premiados. Os prêmios são: Speaker Xiaomi; Kit powerbank e flashdisk, livros chineses e vários prêmios exclusivos comemorativos das Olimpíadas de Inverno de Pequim (não serão concedidos prêmios para Menção Honrosa).

Além disso, todas as obras participarão de uma exposição virtual que será realizada pelo Consulado da China em São Paulo e o Instituto Confúcio na Unesp.

OBSERVAÇÃO: Os prêmios deste concurso podem ser alterados conforme o número de participantes e a qualidade das inscrições.

Consulte aqui os ganhadores

Atribuições de imagens: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/calendario’>Calendário vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a>
<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fita’>Fita vetor criado por macrovector – br.freepik.com</a>