fbpx Skip to main content

Celebrando o Xiǎo Nián: O Prólogo do Ano Novo Chinês

Xiǎo Nián 小年 (Pequeno Ano Novo) é comemorado uma semana antes do Ano Novo Chinês, ou Festival da Primavera. Trata-se de uma festividade tradicional em que se homenageia o Deus do Fogão. A festividade marca o início dos preparativos para o Ano Novo Chinês. No Norte da China, acontece no 23º dia do último mês do calendário lunar, enquanto no Sul, ocorre no 24º dia do último mês. No ano de 2024, foi celebrada no dia 2 de fevereiro.

Neste dia, toda família adora o Deus do Fogão, que controla a comida e a bebida, e transmite as informações entre o mundo celestial e humano. É dito que ele registra as ações da família ao longo do ano, e no Xiǎo Nián, relata tudo ao Imperador de Jade, o senhor dos céus. Quem tiver se saído bem naquele ano, será recompensado, mas quem não tiver se saído bem, será punido.

Para evitar que o Deus do Fogão relate erros e problemas, os chineses queimam uma imagem sua de papel para enviar seu espírito aos céus, e depois colocam uma nova imagem sua sobre o fogão a fim de recebê-lo de volta para que ele supervisione e proteja a família. Alguns sacrifícios são feitos a ele na esperança de que ele diga somente coisas boas sobre os membros da família.

São oferecidos a ele notas de dinheiro de papel fantasma, alimentos doces como bolos, frutas secas ou balas. Em alguns locais, os chineses untam o fogão com a borra da destilação de bebida alcoólica para embebedá-lo, e evitar que ele relate as coisas ruins. Também podem ser oferecidos chás, e até palha para alimentar o seu cavalo.

Para preparar as celebrações que se aproximam, os chineses compram tudo o que precisam para as celebrações vindouras, como roupas novas, fogos de artifício, comidas, envelopes vermelhos para presentear os mais jovens com dinheiro etc. Limpam suas casas, decoram as janelas com recortes de papel vermelho, e as portas com o caractere 福 Fú (Prosperidade) e com escritos de desejos e votos de Ano Novo. E cumprimentam a todos com a expressão: 小年快乐 Xiǎonián kuàilè! Feliz Pequeno Ano Novo!

Assim, os chineses se despedem do ano velho e dão boas-vindas ao novo ano e à boa fortuna. E você, já está preparado para comemorar o Ano Novo Chinês? Venha se preparar com a gente estudando chinês no Instituto Confúcio na Unesp!