CELEBRANDO A LONGEVIDADE
Por Amilton Reis
Já ouviu falar do Festival Chongyang? Trata-se de uma celebração da vida, da longevidade e de tudo que é auspicioso.
Que festa é essa?
O Festival Chongyang, também conhecido como “festival do duplo nove” ocorre todo ano no dia 9 do 9º mês do calendário tradicional chinês. Em mandarim, 九 jiu “nove” e 久 jiu “muito tempo”, têm a mesma pronúncia, por isso o festival é associado à longevidade.
A importância do número nove
O número 9 representa o yang, que se manifesta como expansão, vitalidade e movimento ascendente. Isso faz do dia 9/9 no calendário tradicional chinês uma data em que a energia yang supostamente está em alta. Por isso o “festival do duplo nove” é também o “festival do duplo yang”, ou 重阳Chongyang.
Um passeio pelas montanhas
Na China, o Festival Chongyang é tradicionalmente comemorado com uma atividade bem especial: subir montanhas ou fazer caminhadas em trilhas montanhosas. Já que o yang tem a ver com “movimento ascendente”, esse passeio é muito mais que um exercício: é uma forma de cultivar a longevidade.
Gastronomia e confraternização
Como todo festival chinês, este também tem sua comida típica. São bolos feitos de arroz glutinoso com frutas e sementes. Além disso, também se consome o “vinho de crisântemo” que, segundo a tradição, faz bem para a saúde. Os crisântemos, aliás, são a flor-símbolo deste festival.
Homenagem aos mais velhos
Outra forma de celebrar o Chongyang é passar um tempo com os idosos. Muitas pessoas aproveitam o dia para visitar seus parentes mais velhos ou mesmo os túmulos de seus ancestrais para prestar homenagem.
Em 2023, o Festival Chongyang cai no dia 29 de outubro, mas essa celebração é mais que apenas um dia no calendário. É a ocasião para se reconectar com os mais velhos e com a natureza, e desejar que a energia yang evocada nessa data nos presenteie com vitalidade e longevidade.