fbpx Skip to main content
As inscrições para o Curso de Inverno na China estão abertas! Leia atentamente o edital, o termo de adesão e inscreva-se!

Edital 004/2023

Curso de Inverno na China 2023

Instituto Confúcio na Unesp

 

O Instituto Confúcio na Unesp abre as inscrições para o “Curso de Inverno na China – Universidade de Hubei – Ano 2023”. O curso será realizado entre 01/12/2023 e 21/12/2023.

O programa do curso inclui aulas de língua chinesa, etiqueta, música, geografia, história, culinária, turismo, medicina tradicional chinesa, economia e negócios; oficinas de danças tradicionais chinesas, tai chi, kung fu, caligrafia e pintura, passeios culturais em Wuhan e Pequim, dentre outras atividades.

 

  1. Da elegibilidade para participação no programa:

 

  1. Ser aluno regularmente matriculado no Instituto Confúcio na Unesp;
  2. Não ser de nacionalidade ou etnia chinesa;
  3. Portar passaporte nacional com validade até, pelo menos, 31/12/2024;
  4. Ter ao menos 18 anos completos na data de inscrição;

 

  1. Da quantidade de vagas

 

Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas.

 

  1. Do período e cidades

 

O Curso de Inverno 2023 será realizado entre os dias 01/12/2023 (chegada na China) e 21/12/2023 (saída da China), com atividades nas cidades de Wuhan e Pequim.

 

  1. Das etapas do processo seletivo

 

Desde que o estudante atenda a todos os pré-requisitos elencados no item 1 do presente edital, poderá efetivar sua candidatura junto ao Instituto Confúcio na Unesp e participar do processo seletivo, cujos critérios de seleção são os seguintes:

  1. Nota atribuída pelo professor, com base em avaliações, frequência e participação no curso no qual o aluno é matriculado;
  2. Nível de proficiência em língua chinesa, auferido através da apresentação de certificação HSK;
  3. Entrevista pessoal com a direção do Instituto Confúcio na Unesp, a ser realizada em forma presencial ou de videoconferência;
  4. Entrevista para avaliação do nível de aprendizado em língua chinesa, a ser realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp em forma presencial ou de videoconferência.

 

  1. Da concessão de bolsa de estudos

 

A Universidade de Hubei e o CLEC (Center of Language Education Cooperation) oferecerão Bolsas de Estudos aos alunos elegíveis (vide item 6 deste edital) que compreende os itens abaixo relacionados:

 

  1. Curso, material didático e certificação;
  2. Hospedagem em apartamento duplo durante a realização do curso e demais atividades constantes no programa em local indicado pela Universidade de Hubei;
  3. Custos de três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) durante todos os dias do programa;
  4. Taxas de ingresso em excursões culturais durante o programa;
  5. Transporte em ônibus ou van entre a universidade e as atividades externas constantes no programa do curso;
  6. Passagens aéreas domésticas na China e respectivas taxas aeroportuárias entre a cidade de Pequim e Wuhan (ida e volta), que serão previamente compradas pela Universidade de Hubei;
  7. Hospedagem em apartamentos duplos ou triplos em hotel durante a estadia na cidade de Pequim, bem como refeições constantes como parte do programa.

 

  1. Da elegibilidade para concessão de bolsa de estudos

 

A Universidade de Hubei e o CLEC (Center of Language Education Cooperation) oferecerão Bolsas de Estudos para o curso aos alunos selecionados que cumprirem as exigências abaixo relacionadas:

  1. Possuir Certificado de Proficiência em Língua Chinesa HSK Nível 2 (mínimo);
  2. Ter idade entre 18 e 30 anos completos na data de inscrição no programa;
  3. Não ter participado de nenhum programa com bolsas de estudos na China nos últimos três anos;

 

  1. Dos critérios para o preenchimento das vagas

 

Os alunos que obtiverem bolsas de estudos para o curso concedidas através dos critérios listados no item 6 terão prioridade no preenchimento das vagas para o curso. As vagas remanescentes serão distribuídas aos demais alunos.

 

  1. Dos itens e valores a serem adquiridos e/ou custeados pelo aluno selecionado

 

Os itens a serem custeados pelo aluno selecionado com recursos próprios são os abaixo relacionados:

 

  1. Compra das passagens aéreas internacionais de ida e volta entre a cidade de São Paulo e a cidade de Pequim, na China no valor aproximado de USD 2,000.00 (dois mil dólares americanos, sujeito a alterações), de acordo com a Cláusula 9 do presente edital, aplicável tanto aos alunos bolsistas quanto aos não bolsistas;
  2. Pagamento dos valores correspondentes à relação de itens citada no item 5 do presente edital a serem repassados à Universidade de Hubei através de transferência/remessa internacional no valor aproximado equivalente a RMB 15.000,00 (aproximadamente quinze mil RMB ou Yuan – moeda chinesa), mais impostos, aplicável somente aos alunos não bolsistas;
  3. Despesas decorrentes de obtenção de visto de entrada na República Popular da China, bem como assessoria de despachante ou advogado para tal, caso seja essa a opção do aluno selecionado, aplicável tanto aos alunos bolsistas quanto aos não bolsistas;
  4. Aquisição de Seguro Saúde Viagem Internacional com cobertura em território chinês para todos os dias do programa, aplicável tanto aos alunos bolsistas quanto aos não bolsistas;
  5. Taxa de inscrição a ser recolhida através de boleto bancário emitido pelo Instituto Confúcio na Unesp no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), aplicável tanto aos alunos bolsistas quanto aos não bolsistas;

O transporte entre a cidade de origem do aluno selecionado e o aeroporto de São Paulo (GRU) nas datas selecionadas é de total responsabilidade do aluno.

 

  1. Da compra e apresentação da passagem aérea internacional

 

Os alunos selecionados deverão comprar suas respectivas passagens aéreas internacionais entre São Paulo e Pequim na categoria grupo obrigatoriamente junto à agência de viagens indicada pelo Instituto Confúcio na Unesp, que efetuará o bloqueio de grupo com a companhia aérea.

 

Para efetuar a confirmação da reserva junto a agência de viagens e bloquear a vaga no curso, o aluno selecionado deverá efetuar o pagamento de um adiantamento no valor equivalente a USD 250.00 (duzentos e cinquenta dólares americanos) à agência de viagens entre os dias 16 e 18 de outubro de 2023. A quantia será descontada no valor total da passagem aérea. Em caso de desistência, não haverá devolução desse valor. O aluno só fará o pagamento desse adiantamento após a confirmação de sua participação.

 

As passagens aéreas internacionais deverão ser emitidas até o dia 25 de outubro de 2023 e o aluno selecionado deverá efetuar o pagamento (não reembolsável em caso de desistência ou força maior) da passagem no valor de aproximadamente USD 2,000.00 (dois mil dólares, sujeito a alterações) de acordo com regras estipuladas pela agência de viagens e companhia aérea. O valor poderá sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com a companhia aérea, não cabendo ao Instituto Confúcio na Unesp nenhuma responsabilidade nessa questão.

 

  1. Da taxa de inscrição

 

Uma vez selecionado para o programa após o processo seletivo, o aluno deverá pagar ao Instituto Confúcio na Unesp a taxa de inscrição do curso fixada no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) a ser paga por meio de um boleto bancário em uma só vez na data de 25 de outubro de 2023.

 

  1. Dos documentos de viagem e seguro saúde internacional

 

Uma vez selecionado para o programa após aprovação no processo seletivo, o aluno deverá se comprometer com a realização de todos itens abaixo relacionados:

 

  1. Contratar seguro saúde internacional com cobertura no território da China para todo o período do programa, à escolha do aluno. A cópia da apólice ou comprovante de contratação deve ser encaminhada ao Instituto Confúcio na Unesp até o dia 19 de novembro de 2023;
  2. Responsabilizar-se pela obtenção do visto para entrada na China junto aos Órgãos Consulares daquele país. A Universidade de Hubei providenciará a todos os estudantes uma Carta Convite. Despachantes ou advogados podem ser contratados para esse fim, a critério do aluno. Nesse caso, tanto a procura pelos profissionais quanto seus respectivos honorários serão de completa responsabilidade dos alunos selecionados. Cópia do visto de entrada deve ser apresentada ao Instituto Confúcio na Unesp, impreterivelmente, até o dia 23 de novembro de 2023;
  3. Responsabilizar-se pela observância ao atendimento de todas as exigências vigentes relacionadas à saúde e vigilância sanitária para saída do Brasil e entrada na China, tais como vacinas (febre amarela, Covid-19, etc), testes laboratoriais obrigatórios e demais eventuais itens.

 

  1. Do repasse financeiro internacional à Universidade de Hubei

 

Uma vez selecionado para o programa após aprovação no processo seletivo, o aluno não bolsista deverá, até o prazo máximo de 13 de novembro de 2023, efetuar o repasse internacional no valor fixado em termo de adesão a ser distribuído aos selecionados (valor em torno de RMB 15.000,00 – quinze mil RMB ou Yuans) em favor da Universidade de Hubei, de acordo com dados bancários e invoice oportunamente fornecidos. O envio do comprovante da transação financeira deve ser encaminhado ao Instituto Confúcio na Unesp até a mesma data.

 

Os alunos bolsistas estão isentos das obrigações expressas no presente item.

 

  1. Das responsabilidades durante o programa

 

Para participação no Curso de Inverno 2023 é obrigatória a assinatura eletrônica e comprometimento com as condições listadas no “Termo de Adesão”, documento que será submetido à assinatura dos selecionados. Cópia desse documento poder ser observada no anexo do presente edital. É obrigatória também a participação no seminário online preparatório, a ser realizado em formato de vídeo conferência no dia 27/11/2023 às 17h (horário de Brasília).

 

  1. Dos prazos e procedimentos para candidatura

 

Desde que esteja habilitado e tenha interesse em participar do programa, o aluno deverá preencher o Formulário de Inscrição clicando no link abaixo. As inscrições serão aceitas até o dia 22 de setembro de 2023.

 

  1. Da hipótese de não realização do programa

A realização do programa está condicionada à inscrição e aprovação de, pelo menos, 10 (dez) alunos bolsistas e poderá ser cancelado em razão de não formação desse grupo ou demais motivos de força maior. Em caso de cancelamento, o mesmo será feito e comunicado antes de quaisquer cobranças e/ou emissões de passagens aéreas, sem prejuízo a nenhum inscrito.

 

Cronograma resumido:

EtapaData/Prazo
Inscrição de interessadosDe 23/08/2023 a 22/09/2023
Processo seletivo – Entrevista online com horário agendadoDe 25/09/2023 a 27/09/2023
Prazo limite para pagamento de taxa de reserva junto a agência de viagens18/10/2023
Prazo limite para a emissão da passagem junto à agência de viagens25/10/2023
Pagamento de Taxa de inscrição (vencimento do boleto) ao Instituto Confúcio na Unesp.25/10/2023
Prazo limite para vacinação contra febre amarela13/11/2023
Prazo limite par apresentação de comprovante de remessa financeira internacional à Universidade de Hubei (para alunos não bolsistas somente)13/11/2023
Prazo limite para o envio da documentação e cópia de apólice de seguro saúde ao Instituto Confúcio na Unesp.19/11/2023
Prazo limite para a apresentação do visto para a China para o ICNESP23/11/2023
Seminário preparatório de presença obrigatória27/11/2023 às 17h
Dia do embarque30/11/2023

 

Os casos não previstos no presente edital deverão ser submetidos à direção do Instituto Confúcio na Unesp para deliberação através do e-mail: icunesp.institutoconfucio@unesp.br

Fica esse edital sujeito a alterações posteriores.

São Paulo 21 de agosto de 2023

Instituto Confúcio na Unesp

 

Clique para conferir o termo de adesão

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/yrRx3gRXS7tRixJT6