instituto Confúcio da UNESP
Buscar

Notícias

« voltar para a lista de notícias

09/11/2017

Seminário apresenta ambiente de negócios na China e suas oportunidades

 

Inscriva-se clicando aqui!


 

O evento é gratuito, oferecerá certificação e tem número limitado de vagas

 

O Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a revista China Hoje e o China TradeCenter, promoverá a quarta edição do seminário O Ambiente de Negócios na China, no dia 30 de novembro (quinta-feira), das 9h às 17h30, em sua sede, à Rua Dom Luís Lasanha, 400, Ipiranga, São Paulo.

 

Importantes temas terão destaque no evento: o panorama político-econômico na China e suas relações com o Brasil; o papel do Brasil e da China nos BRICS; o 19º Congresso do Partido Comunista da China e o panorama político; a iniciativa One Belt One Road – projeto de cooperação econômica entre a China, os países da Ásia Central e a Europa; oportunidades na China; a internacionalização de pequenas e media empresas, estudo de caso da empresa Novo Mel; cultura e negócios na China – comunicação intercultural e guia básico de língua chinesa para negócios.

 

O seminário é voltado para pessoas interessados na gestão de negócios e no comércio com a China, pequenos empresários que desejam fazer negócios com empresas chinesas, estudantes das áreas de Relações Internacionais e Comércio Exterior, profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre os assuntos tratados no evento.

 

 

Durante o evento o diretor da BR Trade Assessoria em Comércio Exterior e Logística, Alexandre Pires, oferecerá atendimento aos participantes e esclarecerá dúvidas sobre o processo de exportação e importação.

 

Os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas acadêmicos, bem como representantes de empresas, que compartilharão as experiências de seus casos.

 

O evento é gratuito, oferecerá certificação, tem número limitado de vagas e contará com a participação de palestrantes brasileiros e chineses. Veja abaixo a programação.

 

 

Seminário O Ambiente de Negócios na China

 

Data: 30 de novembro de 2017 (quinta-feira)

 

Horário: 9h às 17h30       

 

Local: Auditório – Unesp Ipiranga

            Rua Dom Luís Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h30 – 9h – Recepção e credenciamento

 

 

9h – 9h30– Mesa de abertura

 

Prof. Dr. Luís Antonio Paulino, Instituto Confúcio na Unesp

 

Alfredo Nastari, RevistaChina Hoje

                     

Henrique Reis, China Trade Center

 

Representante do Consulado Geral da China em São Paulo (a confirmar)

                                                                                   

 

9h30 – 12h– Intervalo para Coffee break

                        Apresentação sobre panorama político-econômico da China e suas relações com o Brasil

                        Papel do Brasil e da China nos BRICS

                        One Belt One Road

                        O 19º Congresso do Partido Comunista da China e panorama político

 

Prof. Dr. Luís Antônio Paulino, Instituto Confúcio na Unesp

 

Prof. Dr. Marcos Cordeiro Pires, Instituto Confúcio na Unesp

 

Alfredo Nastari, RevistaChina Hoje

                                                           

 

12h30 – 14h–Intervalo para almoço

 

 

14h – 16h- Prospectando Oportunidades na China – Meios e Cuidados para Desenvolver Bons Negócios

                          Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas

                          Estudo de caso da empresa Novo Mel  

 

Henrique Reis, China Trade Center

 

Maurício Golfette de Paula, Sebrae

 

Carlos Pamplona Rehder, Novo Mel

 

Com intervalo para Coffee break

 

16h – 17h30- Cultura e Língua Chinesa para Negócios – O que É Preciso Saber

 

  • Profa. Verena Veludo Papacidero, Instituto Confúcio na Unesp

                                       

  • Profa. Wang Ping, Instituto Confúcio na Unesp

 

 

17h30– Encerramento

                                                

 

Informações sobre os palestrantes:

 

Prof. Dr. Luís Antonio Paulino

Professor da Unesp na Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Marília nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-graduação em Ciências Sociais. Possui graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1977), mestrado em Economia e Finanças Públicas pela FGV (1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp (1998). É diretor do Instituto Confúcio na Unesp e membro do Conselho da Matriz do Instituto Confúcio, em Pequim, e do Conselho Assessor do Centro Regional dos Institutos Confúcio para a América Latina, em Santiago (Chile). É short term consultant do Banco Mundial na área de desenvolvimento regional, consultor cultural do governo da cidade de Jining (China) e supervisor convidado da Universidade de Hubei (Wuhan, China). Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003), secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República (2004-2005) e chefe das Assessorias do Ministério do Esporte (2012-2014). Trabalhou na Fundação Estadual de Análise de Dados – Seade como analista sênior na área de economia e desenvolvimento regional (1994-2006).

 

Alfredo Nastari                    

 

Jornalista e arquiteto, atualmente é editor adjunto da edição brasileira da revista China Hoje. Iniciou sua carreira profissional na Editora Abril, onde trabalhou por 15 anos nas redações das revistas Veja e Placar e, posteriormente, nas áreas de marketing e de circulação da Divisão de Revistas Femininas, dos Guias 4 Rodas e da Editora Azul, empresa pertencente ao Grupo Abril. Nos anos 90, já como editor independente, lançou e dirigiu as revistas náuticas Bordo e OffShore e atuou intensamente na área de custom publishing, livros de arte e projetos de arquitetura e design. No ano 2000, em sociedade com a Ediouro Publicações e a Editora Segmento, fundou a Duetto Editorial, que dirigiu por 9 anos. Estruturou a empresa em dois grupos de publicações – Estilo e Conhecimento – e, para isso, remodelou a revista Cabelos & Cia. (beleza) e lançou as revistas Estética (beleza), L’Officiel (moda), Mente & Cérebro (ciências da mente), História Viva e BrHistória (história), Entre Livros (literatura) e Diapason (música clássica), além de publicar a edição brasileira da Scientific American (ciência). Sob sua direção, a Duetto produziu edições especiais sobre os mais variados temas – cerca de 120 edições por ano – e atingiu faturamento anual de US$ 14 milhões. Em abril de 2009 vendeu sua participação societária para a Ediouro e desde então se dedica à Nastari Editores. Ao longo da carreira foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, professor de Publishing da Escola de Comunicação e Artes da USP, diretor da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) por três gestões e professor do IED – Istituto Europeo de Design. Desenvolveu uma consistente experiência internacional ao participar dos principais congressos e feiras do setor editorial e audiovisual – FIPP, WMM, Feira de Frankfurt e MIPCOMM –, por conta das cooperações de licenciamento que concretizou e pela atuação no grupo de edições internacionais da Scientific American.

 

 

Henrique Reis

 

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Assunção (Unifai), tem pós-graduação em Negociações Econômicas Internacionais pela Unesp. Atuou profissionalmente nas áreas de comércio exterior e consultoria em negócios internacionais pela CTC Comércio, onde participou de missões empresariais para a Canton Fair, principal feira multissetorial da China, dando suporte in loco a empresários sobre como desenvolver negócios no evento. Atua na área de Relações Internacionais da China Brasil Investimento, promovendo projetos que servem como plataformas de negócios para empresas de todos os portes. É também responsável por estabelecer parcerias privadas e governamentais no Brasil e no exterior para ações diversas, incluindo feiras de negócios e eventos promocionais, esportivos, culturais, entre outros.       

 

Prof. Dr. Marcos Cordeiro Pires

 

Possui graduação em História (1990), mestrado em História Econômica (1996), doutorado em História Econômica, todos pela USP (2002), e livre-docência em Economia Política Internacional pela Unesp (2013). É professor na Unesp – FFC/Marília no curso de Graduação em Relações Internacionais e na Pós-graduação em Ciências Sociais. Tem experiência nas áreas de História Econômica, Economia Política e Economia Política Internacional. São áreas de seu interesse a inserção do Brasil na economia mundial, globalização e desenvolvimento econômico, relações Brasil-China e o grupo dos BRICS. Atualmente pesquisa as transformações econômicas e políticas recentes na República Popular da China. É co-coordenador do Grupo de Pesquisa dos BRICS e membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização na Unesp – FFC/Marília. É membro da diretoria do Instituto Confúcio na Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais.

 

 

Mauricio Golfette de Paula

 

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faap e mestre (strictu sensu) em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem especialização (lato sensu) em Economia de Empresas (Cenap/Faap) e em Comércio Exterior (Fecap). Foi professor da Faculdade de Administração de Empresas (ênfase em Comércio Exterior) da Universidade Mackenzie e de Economia Internacional da Faculdade de Economia da Faap. Trabalhou como gerente de Câmbio na Cacex. Foi Ex-diretor de empresa trading company e também atuou com consultoria, assessoria e treinamento em comércio exterior. Lecionou em cursos de pós-graduação sobre Comércio Exterior e Negócios Internacionais na FAAP, na Universidade Mackenzie, na Fecap, no Senac, na Universidade São Judas Tadeu e na E-Commerce School. Atualmente é consultor sênior de negócios, especialista em Comércio Exterior, do Sebrae-SP.

 

 

Carlos Pamplona Rehder

 

Formado em economia pela PUC-SP, tem pós-graduação em Estratégia pela FVG e  em Apicultura Avançada pela Unitau. É sócio-proprietário da empresa Novo Mel, uma das únicas exportadoras brasileiras de produtos apícolas envasados prontos para o consumo –  os produtos da marca NOVO MEL estão à venda em 200 supermercados nos Estados Unidos, em outros 200 no Canadá e em 80 em 15 cidades na China, além de estabelecimentos  no México e em Angola. É diretor da Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), entidade que representa empresas responsáveis por 80% de todas as exportações de mel do Brasil. Trabalha para aperfeiçoar o desempenho das exportações setoriais, facilitando o acesso aos mercados e negociações com toda cadeia produtiva.

 

Profa. Verena Veludo Papacidero

 

Bacharel em Letras com habilitação em Português e Chinês pela USP e mestre em Ensino de Chinês para Brasileiros pela Universidade Hubei (China), onde é professora de Língua Portuguesa. Atua como professora de língua e cultura chinesa e como tradutora das línguas portuguesa e chinesa desde 2010. É professora no Instituto Confúcio na Unesp.

 

Profa. Wang Ping

 

É bacharel em Letras com habilitação em Língua Chinesa e mestre em Ensino de Chinês para Brasileiros pela Universidade Hubei (China). Atuou como professora voluntária de Língua Chinesa do Instituto Confúcio na Unesp junto ao projeto Educamais, do Centro de Línguas da Prefeitura de Jacareí (SP). É professora de Língua Chinesa no Instituto Confúcio da Unesp em São Paulo.


« voltar para a lista de notícias
  • Unesp

Webkeepers