instituto Confúcio da UNESP
Buscar

Notícias

« voltar para a lista de notícias

01/09/2017

Edital Curso de Inverno 2017

Edital 002/2017

Curso de Inverno na China / Universidade de Hubei – 2017

 

 

1.     Sobre o curso

O Instituto Confúcio na Unesp vai realizar a segunda edição do “Curso de inverno na China – Universidade de Hubei – Ano 2017”.  O curso terá duração de 21 (vinte e um) dias, que incluem duas semanas de aula, uma viagem cultural de quatro dias na cidade de Pequim e viagens culturais na Província de Hubei.

O conteúdo programático do curso é composto por: aulas de língua chinesa, etiqueta, música, geografia, história, culinária, turismo, medicina tradicional chinesa, economia e negócios; oficinas de danças tradicionais chinesas, tai chi, kung fu, caligrafia e pintura, dentre outras atividades.

 

 

2.     Sobre a data de partida e chegada

O grupo para o Curso de Inverno 2017 tem previsão de sair do Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), no dia 26/11/2017 com retorno previsto para o dia 17/12/2017.

 

 

3.     Sobre a quantidade de vagas oferecidas

Para o Curso de Inverno 2017 serão oferecidas 39 (trinta e nove) vagas, a serem atribuídas aos alunos que atenderem os pré-requisitos elencados no item 4 deste edital e forem aprovados no processo seletivo que será promovido pelo Instituto Confúcio na Unesp

 

 

4.     Sobre os pré-requisitos para inscrição

Para participar do processo seletivo e concorrer às vagas os alunos devem atender os pré-requisitos básicos elencados abaixo:

4.1   Ser aluno regularmente matriculado nos cursos do Instituto Confúcio na Unesp, em qualquer unidade;

4.2   Ter compreensão avançada ou fluência em língua inglesa;

4.3   Participar do processo seletivo classificatório e eliminatório;

4.4   Ter passaporte brasileiro com validade no mínimo até 10/06/2018;

4.5   Ter idade entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos completos na data do embarque.

4.5.1       Casos especiais serão submetidos à aprovação da Matriz do Instituto Confúcio (Hanban) e Universidade de Hubei.

 

 

5.     Sobre o processo seletivo

Desde que o aluno cumpra todos os requisitos do item 4 do presente edital, deverá passar pelas etapas do processo seletivo abaixo elencadas.

5.1   Nota atribuída pelo professor, com base em avaliação de notas, frequência e participação no curso no qual o aluno é matriculado (etapa classificatória);

5.2   Entrevista pessoal para avaliação de compreensão da língua chinesa, a ser realizada entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017 na sede do Instituto Confúcio na Unesp, à Rua Dom Luís Lasanha, 400 – Ipiranga para alunos da cidade de São Paulo ou por telefone somente para alunos de outras cidades (etapa classificatória);

5.3   Entrevista pessoal para avaliação da compreensão avançada e fluência na língua inglesa a ser realizada entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017 na sede do Instituto Confúcio na Unesp, à Rua Dom Luís Lasanha, 400 – Ipiranga, para alunos da cidade de São Paulo, ou por telefone somente para alunos de outras cidades (etapa eliminatória).

 

 

6.     Sobre os itens inclusos na Bolsa de Estudos

A bolsa de estudos para os alunos aprovados inclui os seguintes benefícios:

6.1   Taxa de matrícula em todos os cursos oferecidos na Universidade de Hubei;

6.2   Material didático para acompanhamento dos cursos;

6.3   Hospedagem no Hotel para Estudantes Internacionais da Universidade de Hubei em quartos duplos ou triplos durante permanência na cidade de Wuhan;

6.4   Três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) durante todos os dias do programa;

6.5   Hospedagem durante a viagem à cidade de Pequim em quartos duplos ou triplos;

6.6   Tickets e ingressos para entrada em locais turísticos durante as viagens culturais;

6.7   Traslado em todos os trajetos em ônibus;

6.8   50% (cinquenta por cento) do valor das passagens aéreas internacionais e domésticas na China – Checar item 8 – Sobre o pagamento da BOLSA DE ESTUDOS de 50% das passagens aéreas

 

 

7.     Sobre o valor e compra da passagem aérea de grupo

A passagem aérea para o grupo, para todo o trajeto, será emitida pela agência de viagens indicada pelo Instituto Confúcio na Unesp e a Cia Aérea Air China.

O valor da passagem aérea será de USD 1.613,00  (um mil, seiscentos e treze dólares americanos), mais taxas aeroportuárias.

O valor ora expresso foi fornecido pela agência de viagens e pela companhia aérea e eventuais alterações não são de responsabilidade do Instituto Confúcio na Unesp, cabendo inteiramente à companhia aérea e à agência de viagens.

 

 

8.     Sobre o pagamento da BOLSA DE ESTUDOS - 50% das passagens aéreas

O aluno aprovado e participante do Curso de Inverno 2017 receberá do Instituto Confúcio na Unesp, a título de “BOLSA DE ESTUDOS”, o equivalente 50% (cinquenta por cento) dos valores referentes às passagens aéreas internacionais e domésticas na China (passagem com tarifa de grupo). Para o recebimento do benefício, o aluno deve seguir estritamente o procedimento abaixo:

8.1   Dirigir-se à agência de viagens indicada pelo Instituto Confúcio na Unesp até o dia 05/10/2017 e efetuar a compra INTEGRAL  e emissão das passagens aéreas e taxas de embarque aeroportuárias. O pagamento poderá ser feito de acordo com as condições comerciais oferecidas pela agência de viagens e pela companhia

8.2   O Instituto Confúcio na Unesp / Fundação Editora da Unesp, efetuará o repasse da BOLSA DE ESTUDOS de uma só vez, no dia 20/12/2017, através de depósito bancário, em cheque  e moeda nacional, na conta corrente ou conta poupança em banco nacional, em nome do aluno, a ser indicada no Termo de Adesão (anexo ao edital)

8.3   Em caso de desistência ou impossibilidade de participação após a compra da passagem aérea, o aluno deverá seguir as regras vigentes junto à agência de turismo e a companhia aérea, não cabendo ao Instituto Confúcio na Unesp / Fundação Editora da Unesp nenhuma responsabilidade ou intermediação;

8.4   No caso desistência ao longo do curso antes do final do programa, o Instituto Confúcio na Unesp / Fundação Editora da Unesp não efetuará o pagamento da BOLSA DE ESTUDOS indicado no item 8.2.

 

 

9.     Sobre a Taxa de Inscrição

O aluno selecionado a participar do Curso de Inverno 2017 deverá pagar a taxa de inscrição no curso, através de um boleto bancário com vencimento em 01/11/2017, emitido pelo Instituto Confúcio na Unesp, de uma só vez, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais)

 

 

10.   Sobre os documentos de viagem e contratação de seguro saúde internacional

O aluno aprovado se compromete em contratar seguro saúde internacional para o período do programa, de acordo com a própria preferência. A cópia da apólice ou comprovante de contratação deve ser encaminhada ao Instituto Confúcio na Unesp até o dia 31/10/2017.

O aluno aprovado deve responsabilizar-se pela obtenção do visto Não comercial/Turismo para a China junto aos Órgãos Consulares daquele país. A Universidade de Hubei providenciará a todos os estudantes uma Carta Convite para esse fim.

Os documentos necessários para a emissão de visto para a República Popular da China são os abaixo elencados:

10.1      Carta convite (fornecida pelo Instituto Confúcio na Unesp)

10.2      Duas fotos 3x4 com fundo branco

10.3       Comprovante de vínculo com o Instituto Confúcio na Unesp (fornecido pelo Instituto Confúcio na Uensp)

10.4       Formulário de solicitação de visto do Consulado da RPC preenchido conforme orientação;

10.5       Pagamento de taxas consulares e/ou de despachante.

A agência de viagens executa os serviços de assessoria com o visto e é facultada ao aluno a contratação de tais serviços se assim o desejar.

A cópia do visto emitido no passaporte deve ser enviada ao Instituto Confúcio na Unesp até o dia 31/10/2017.

 

 

11.  Sobre as responsabilidades durante o programa

Para participação no Curso de Inverno 2017 é obrigatória a assinatura e comprometimento com as condições listadas no “Termo de Adesão”, documento anexo ao presente edital.

 

 

12.   Sobre os prazos e procedimentos de inscrição

Desde que o estudante cumpra todos os requisitos iniciais elencados no item 4 do presente edital, deve se preencher o formulário de inscrição (Clicando aqui) e o termo de Adesão (Clicando aqui), disponível para download ou retirada na secretaria do Instituto Confúcio na Unesp e enviar, juntamente com a cópia da página de rosto do passaporte ao e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br

 

 

 

As inscrições ficarão abertas entre os dias 30/08/2017 a 22/09/2017. Após esse prazo, não serão aceitas mais inscrições.

 

Os demais prazos serão informados aos alunos contemplados ao longo do processo.

 

Fica esse edital sujeito a alterações posteriores.


« voltar para a lista de notícias
  • Unesp

Webkeepers